Sala de brincar

Sala de brincar – sala situada no segmento da Educação Infantil (2ª etapa) no ISERJ. Neste espaço, o adulto aluno ou professor é convidado a participar da interação lúdica, com vistas ao desdobramento desta em sua prática docente. A sala de brincar como um espaço acolhedor e facilitador da liberdade, precisa dispor, na medida do possível, de um acervo artesanal, tradicional e industrial, além de brinquedos não estruturados, caixas, panos, sucata e outros e área de recreação para jogos corporais. Funciona como um atelier de arte, sem conotação com aprendizagem obrigatória, onde aprendemos a lidar com esta liberdade, utilizando o tempo não de forma rotineira, como consumidores passivos, mas enquanto possibilidade de escolha e crítica. Para o adulto que ali convive, possibilita o estabelecimento de novas relações que favorecem sua comunicação com os mais jovens, onde estabelecem regras para um convívio social dentro do respeito e prazer de viver. O resgate da afetividade do saber com o mundo vivido tem reflexo direto na produção do conhecimento, pois quanto mais se vive esta dimensão lúdica mais se tem a dizer, relacionando seu pensamento com o mundo vivido. As propostas de ações junto aos educadores são:
(i) experiências lúdicas através de brincadeiras e jogos; conversa e registro da memória da infância e do brincar do grupo;
(ii) campanha para formação de um acervo básico de brinquedos e valorização do espaço de brincar na sala de aula;
(iii) exercício da “observação atenta”, atividade fundamental para a qualidade da interação que se pretende na sala de brincar;
(iv) exercício do “brincar mútuo”, onde se experimentará o equilíbrio entre a interdição e o limite por um lado e o exercício da liberdade para a construção da autonomia daquele que brinca;
(v) reflexão crítica sobre as diversas concepções de brincar presentes na cultura.
















































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