Festival de Desenho, Poesia, Caricatura e Fotografia

O Festival é um evento cultural que acontece desde 2007 e integra crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Seus principais objetivos são:
- incentivar e promover um fazer artístico das crianças, estimulando sua produção cultural, sua expressão e criatividade, sempre com a proposta de um tema;
- criar um ambiente de encontro e intercâmbio entre os participantes, aproximándo-os de escritores e artistas que trabalham com as linguagens contempladas no festival.
Há temas que acontecem em todas as edições do Festival: meu maior medo; meu maior sonho; um lugar especial; e o maior problema do mundo. E, a cada ano, escolhe-se um tema especial.
Com base nessa temática, as crianças produzem desenhos, poemas, caricaturas ou fotografias, posteriormente expostos sem identificação e submetidos a uma votação, por elas mesmas, para a escolha dos melhores. Os trabalhos mais votados são postos em destaque no dia do encerramento,  quando as crianças são premiadas e recebem um certificado de participação.
Parceiros: Anos Iniciais do EF e Laboratório Investigativo Lendo e Escrevendo
***
Em 2015, o tema especial foi a própria escola,
o Instituto de Educação (ISERJ) 
Visitas da ilustradora Thaís Linhares, da escritora Bia Albernaz e do chargista Raul Motta



Trilha fotográfica pelo Iserj "Do porão ao torreão"
Abaixo: FOTOS FEITAS PELOS ALUNOS RAFAEL RIBEIRO, RAFAEL DA SILVA E NICOLAS OLIVEIRA DO LABORATÓRIO LENDO E ESCREVENDO 
Olhar sobre o olhar que olha
 
Desenhando
 
Exposição, votação e entrega das medalhas
"Meu lugar preferido" na escola foi um tema que muitos escolheram para desenhar, e o parquinho foi o mais citado nesse quesito, especialmente o parquinho com os amigos. Uma poema feito por Lorena Andrade ilustra bem a importância dos amigos na escola:
Quando achamos um tesouro
não é um tesouro de verdade.
Um tesouro de verdade
é a amizade.


 
No dia da entrega dos prêmios, todos recebem uma medalha. Na ocasião, foi exibido o vídeo feito pelo aluno Rafael Ribeiro na Brinquedoteca do Iserj. Para o ano que vem, as crianças pediram que o tema fosse livre.

Nenhum comentário: