Disciplina Eletiva e Curso de Extensão

Disciplina Eletiva e Curso de Extensãoesta ação iniciada em 2002 com a professora Cristina Muniz foi retomada em 2012 com as professoras Cristina Muniz e Núbia Santos, como proposta de ampliação do projeto vinculado à formação de professores do CNS/Pedagogia nos motivando a aprofundar nossas reflexões na criação de novos caminhos para a educação escolar, uma vez que o CAP pode fornecer conhecimentos e saberes produzidos em seu campo de atuação articulados à formação superior e constituindo também esta formação. Busca-se assim pensar as experiências desenvolvidas e o sentido do projeto brinquedoteca na escola como um espaço possível de articulação entre diferentes dimensões do conhecimento numa perspectiva dialógica. 

A Disciplina Eletiva Oficina de construção de brinquedo – interações lúdicas e aprendizagem, teve como proposta o desenvolvimento de projetos de criação de brinquedos baseados nas interações lúdicas de aprendizagem dos sujeitos participantes a partir das identificações de suas iniciativas e intenções voltadas para o desenvolvimento da criança e dele próprio. Teve como objetivo construir brinquedos desenvolvendo uma atitude lúdica e refletindo acerca das possibilidades deste tipo de interação no espaço escolar. Carga horária 20 horas. 2002.

O Curso de Extensão Brinquedoteca e Educação: pensando experiências curriculares teve como propostas um estudos sobre a infância contemporânea e o lúdico, a história cultural dos brinquedos e concepções do brincar, visão sobre as diferentes infâncias a partir do cinema, das mídias e da literatura principalmente. Prática de observar e brincar no Laboratório Lúdico Brinquedoteca e aula passeio. Criação de um produto cultural refletindo a memória dos encontros. Carga horária 40 horas. 2012.



Disciplina Eletiva





Curso de Extensão





                                        Palestra sobre a história cultural dos brinquedos. Prof. Rita Ribes/UERJ










Nenhum comentário: