A Física Escondida Nos Brinquedos


Alfabetização Científica
Atelier de Projetos e Construção de Brinquedos


A aventura da ciência está onde a
razão entra em confronto com o imaginário,
com o estético, com o não racional,
isto é com tudo aquilo que é (dês) conhecido,
abrindo assim novos sentidos, caminhos, idéias. (Santos, 1996a)


O laboratório lúdico Brinquedoteca, em parceria com o professor Leonardo Curvello, da disciplina de Física do Ensino Médio, experimentou oficinas tendo a construção de brinquedos como elemento motivador do processo de ensino e aprendizagem da física.

Em 2009, ministramos nessa parceria mini-curso na semana de educação da UERJ, onde propomos um encontro com experiências práticas baseadas na física dos brinquedos, e um segundo encontro onde analisamos o que denominamos “os momentos de turbulência”¹ suscitados pelas experiências.
Em 2008, desenvolvemos o projeto “A Física Escondida nos Brinquedos” onde analisamos aspectos qualitativos do ensino de física com brinquedos com turmas da Educação Infantil e do Ensino Médio. O tema das atividades foi o Estudo das Condições de Equilíbrio.
Os alunos do Ensino Médio tiveram como desafio observar como os alunos da Educação Infantil desenvolvem suas atividades explorando o equilíbrio. Através das várias observações, participações nas atividades da Educação Infantil e debates com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão dos conceitos de Física e a utilização da ferramenta lúdica² os alunos do Ensino Médio descreveram sobre as atividades e apresentaram projetos, percebendo que o ensino de física não está isolado de um processo educacional amplo e significativo.  Assim, o uso de atividades lúdicas experimentais³ como estratégia de ensino de Física tem sido por nós investigado como uma maneira mais frutífera de se minimizar as dificuldades, um modo de transpor barreiras, uma forma de se aprender e de se ensinar física de modo mais humanizado.
Nesta experiência ficou claro a necessidade da experimentação como metodologia de trabalho que motiva e do ambiente lúdico para despertar o desejo de fazer. A interação desses alunos com as crianças da Educação Infantil e o resultado do trabalho apresentado por eles sobre “brinquedos de equilíbrio” revelaram um interesse e motivação que surpreendeu.

  

[1] Os momentos de turbulência: os desequilíbrios cognitivos e sua significação dramática. Tese de Doutorado. Université Rene Descartes, Paris V, Sciences Humaines, Sorbonne. 2005.
A Formação do Espírito Científico. Gastón Bachelart. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
[2] Muniz, Cristina. (2002). ''Esconderijos... ''. 7Letras, ISBN 85-7577-003-9, Rio de Janeiro. 
[3] Thomaz, M. F. (2000). ''A experimentação e a formação de professores: uma reflexão''. Cad. Cat. Ens. Fís., 17 (3): 360-369. 















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